Como começar uma carreira de tatuador

como começar uma carreira de tatuador

Como começar uma carreira de tatuador? Existem algumas maneiras de entrar no mercado da tatuagem. Apenas alguns desses caminhos levam ao sucesso como tatuador.

E admito que, quando comecei no ramo da tatuagem, isso quase que custou minha carreira, porque não me mostraram a maneira correta de fazer as coisas, até eu conhecer o curso de tatuagem que é um curso incrível para quem está começando na carreira de tatuador, eu perdi muito tempo por não ter procurado uma escola de tatuagem.

Todas as estradas no caminho para se tornar um tatuador bem sucedido e respeitado no ramo da tatuagem, tudo começa com o primeiro passo, e esse passo é o aprendizado.

E, como muitas outras coisas neste mundo, dar o primeiro passo nem sempre é fácil.

Um tatuador iniciantes deve considerar diversas coisas antes de escolher uma escola ou curso de tatuagem.

E embora não seja tão simples quanto seguir um monte de perguntas sim ou não em uma lista pré-determinada, há algumas perguntas que sempre farão, e estas são as que discutirei neste artigo.

Como começar uma carreira de tatuador

Há muitas subquestões, por assim dizer, quando você se aprofunda nesse tópico da tatuagem, mas esse sempre será o primeiro passo.

A escola de tatuagem que você está procurando um aprendizado pedirá para ver seu trabalho artístico para que ele possa determinar se você tem o “talento” para começar nesse mercado.

Enquanto o tatuador está olhando para o seu portfólio, ele estará se fazendo algumas perguntas, as mais importantes, ou melhor, as perguntas que você deve convencê-lo a responder com um ‘sim’ são:

  • Esta pessoa é criativa?
  • Essa pessoa tem talento artístico?
  • Essa pessoa desenha ou pinta em um estilo que é compatível com tatuagem?
  • Essa pessoa desenha coisas que me movem?

Dessas quatro primeiras perguntas iniciais, a coisa que não posso ensinar, e ninguém pode ensinar a você, é como ser criativo.

Quanto ao talento artístico, você pode aprender quando quiser.

Não importa o quanto você gosta de desenhar; se você não for bom nisso, não passará do portfólio.

Quanto a “mover” a pessoa que você está procurando aprender, bem, há truques psicológicos sutis que você pode usar, mas falaremos sobre isso outro dia.

A coisa que eu posso te ajudar é adaptar seu estilo de desenho atual para um estilo compatível com tatuagem.

Uma imagem vale mais que mil palavras

carreira de tatuador

Quando você está considerando o fato de como começar uma carreira de tatuador pela definição de um leigo, “colocar tinta na pele para fazer algum tipo de foto para ficar lá para sempre”, você precisa perceber algumas coisas sobre o corpo humano para desenhar nele.

Veja algumas dicas abaixo para tatuadores iniciantes que deseja começar uma carreira como tatuador.

1. A pele do corpo humano não tem linhas retas

Então, como isso afeta você e seu estilo de desenho? Isso afeta muito você, se você usar uma régua para criar a maioria dos seus desenhos, porque a última coisa que você quer colocar em uma tatuagem é um monte de linhas retas.

O corpo está constantemente em flexão e contraindo seus músculos, pois o corpo humano está sempre em movimento.

Então linhas retas quase sempre parecerão curvas.

Outra coisa que você vai querer ficar longe é círculos perfeitos ou concêntricos.

Eles são muito difíceis de tatuar, e a maioria dos estúdios não toca uma peça que depende de mais do que alguns círculos perfeitos (que, pela mesma razão, você não deve ter muitas linhas retas.

2. Sua arte parece um monte de tatuagem?

Embora existam muitos estilos de tatuagem, ainda existe o antigo estereótipo sobre o que deve ser a arte da tatuagem no papel.

Eu não recomendo que você copie o trabalho de alguém para colocar em seu livro, mas eu recomendo que você procure por obras de arte e veja se você pode emular seus estilos.

Olhe para o forro, onde estão as linhas mais grossas e mais finas? Quanto de cobertura é utilizada na cor e no sombreamento? Olhe para as peças que te movem e tente olhar para elas de um ponto de vista mecânico.

3. Não use o trabalho de outra pessoa, especialmente alguém famoso, e passe-a como se fosse sua tatuagem

Se você decidir copiar essas peças para aprender as técnicas básicas de estilização, é legal (afinal, o mimetismo é a forma mais alta de lisonja), mas nem pense em colocá-las em seu livro de tatuagens.

Porque você tem que lembrar, os caras que você vai procurar por instruções já viram muito no caminho do trabalho de outras pessoas.

Mantenha seu trabalho exclusivo, pois você ficará cansado e mal falado de copiar tatuagem de outros artistas.

Além disso, roubar é roubar, e se você estiver disposto a roubar o trabalho de outra pessoa, o dono da tatuagem presumirá que você também estaria disposto a roubar o estúdio.

Esta é uma das vezes que uma régua será útil na criação de peças de portfólio, e ter amigos de várias formas e tamanhos ajudará também.

4. Repita este processo com pessoas diferentes e partes do corpo diferentes

Enquanto você só colocará cerca de 10 desses tipos de amostras de tatuagens em seu portfólio, ajudará se você fizer 100 ou mais desses tipos de desenhos específicos.

Sendo assim você também pode escolher o melhor do seu trabalho (lembre-se, os editores de revistas têm milhares de fotos para escolher em uma revista e, como você está vendendo a si mesmo, por que não deveria trabalhar tanto como editor?). Além disso, a prática leva à perfeição.

Quando você colocar esses esquema de duas páginas em seu livro de tatuagens, verifique se estão de frente um para o outro.

5. Lados da carreira de um tatuador

Na primeira página do seu portfólio, você vai querer adicionar um pequeno ensaio sobre quem você é, suas informações de contato, por que você quer se tatuar e que outras coisas criativas ou artísticas você gosta de fazer.

Você sabe, da mesma forma que se apresentaria a um entrevistador para um trabalho “normal”, mas no papel.

Então, para começar uma carreira de tatuador do jeito certo é se profissionalizando, sendo assim, busca uma escola de tatuagem por perto da sua região ou até mesmo na internet, você encontrará muito aprendizado.

Deixe uma resposta